Literatura - Trabalho feito

 


Introdução 

O presente trabalho aborda sobre literatura, documentação, citação e referência bibliográfica, plágio, método e técnicas de pesquisa. Nele, desenvolvem-se outros conteúdos ligados aos já acima descritos, de forma que há uma leitura exaustiva e completa. 

 

 

Literatura

Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos em prosa ou verso, de acordo com princípios teóricos e práticos, o exercício dessa técnica ou da eloquência e poesia.

A palavra literatura vem do latim “Literis” que significa letras e possivelmente uma graduação do grego frammatike.

Exemplos de textos literários são peças teatrais, romances, crónica, cantos, fábulas, poemas, etc.

As obras literárias carregam dentro de si uma riqueza tal que enriquece a quem a manuseia ou lê nos seus livros poéticos.

Aristóteles dá a entender que a literatura tem três funções: a cognitiva, a estética e a catártica. Outros estudiosos acrescentaram uma quarta função política social.

 

Documentaçãoé o conjunto de todos documentos que são ou todas fontes contendo informações que ajudem a tomar decisões, comuniquem decisões tomadas, registos de assuntos de interesse da organização ou do indivíduo. A documentação é essencial para o controle de qualidade e processos.   

 

Citação

Citaçãoé uma marca do dialogismo linguístico feita para sustentar uma hipótese, reforçar uma ideia ou ilustrar um raciocínio. Oferece ao leitor respaldo para que possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e também possibilitar seu aprofundamento.

Citação de uma citação directa ou indirecta de um texto que não se teve acesso ao original.

 

Referência Bibliográfica

Rafael, Gina Gue -documentos electrónicos da biblioteca de papel biblioteca digital.

 

Plágio académico consiste na cópia parcial (trechos, frases ou paragrafas) ou integral de uma obra.

Plágio é valer-se também ideias e conceitos já publicados em uma obra sem mencionar a fonte no trabalho académico.

É usar conteúdo produzido por outra pessoa e coloca-lo como se fosse de sua autoria.

 

Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento. A metodologia consiste em uma meditação em relação aos métodos lógicos e científicos.

Em outras palavras, metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exacta de toda acção desenvolvida no método do trabalho de pesquisa. Ela é a explicação do tipo de pesquisa, do instrumento que se vai usar e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se vai utilizar na pesquisa.

Método

É o processo para se atingir um determinado fim ou para chegar ao conhecimento.

Trujillo (1974) apud Richardson (1999:21), define o método como sendo “a forma de proceder ao longo de um caminho ou percurso para o alcance de um objectivo”. Segundo LAKATOS e MARCONI (1994:49) citando vários autores “método” é o caminho pelo qual se chega a determinado resultado ainda que este caminho se tenha fixado de antemão de modo reflectido e deliberado”.

O método não é nada de saberes, mas sim, a maneira ou modo, o caminho usado para dar esse saber. Dai que, baseando-se nesta perspectiva, alguns investigadores chegam a definir cientificamente o método como fosse uma forma de organização dos conhecimentos, tendo em vista os objectivos do programa de formação, as características dos alunos e os devidos recursos em disposição.

Os principais métodos são:

Pesquisa qualitativa, quantitativa, descritiva, exploratória, explicativa, bibliográfica e pesquisa do campo.

Segundo Chizzotti (2000:78), “a abordagem qualitativa parte do fundamento de que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependência viva entre o sujeito e o objecto, um vínculo indissociável entre o mundo objectivo e a subjectividade do sujeito”.

Na pesquisa qualitativa, é necessário que o sujeito que faça parte integrante da observação dos fenómenos de modo que lhe possa atribuir um significado de acordo com o observado no local da investigação.

Pesquisa qualitativa argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções. Segundo Ortegay Gasset técnica é o procedimento ou conjunto de procedimentos que têm como objectivo, obter um determinado resultado seja no campo da ciência, da tecnologia, das artes ou em outra actividade qualquer, segundo Levy (188).

Segundo Gil (1999) “as pesquisas descritivas exploratórias, permitem estudar o nível de entendimento de uma determinada comunidade ou estrato social em relação a um determinado tópico de pesquisa proporcionando uma visão geral acerca desse facto. É usado especialmente quando o tema em alusão é pouco explorado”.

Método Bibliográfico

Na pesquisa que pretende-se realizar entende-se que será necessário ler e colher informações de alguns autores que se interessaram e que escreveram sobre o assunto, por forma a balançar as suas teorias e a realidade no terreno, sendo assim, o método de pesquisa bibliográfica, que é conceituado como conjunto de “fontes secundários que abrange toda a bibliografia já tornada publica em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisa monográficas, teses, material cartográfico, etc”(MARCONI e LAKATOS, 1999;66).


Bibliografia

CHIZZOTTI, António. Pesquisa em Ciências Humanas e Social. 3ª edição. São Paulo. Cortez. Editora, 2000.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. 6ª edição. São Paulo. Editora Atlas, 2001.


 


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