Software de Apresentação - Trabalho Feito

 


Introdução

O presente trabalho da disciplina tecnologias de informação e comunicação (TICs), visa abordar acerca do Software de Apresentação, no desenvolvimento do mesmo, far-se-á enfoque em alguns aspectos, nomeadamente o conceito, a importância da utilização do software de apresentação para o ensino e o PowerPoint. Em relação ao PowerPoint, far-se-á menção de como aceder, o ambiente de trabalho, formatação, inserção de imagens, tabelas, vídeos, sons, formas e gráficos. Assim como da criação de uma apresentação. No presente trabalho constam introdução, desenvolvimento e conclusão, e para a materialização do mesmo recorreu-se à pesquisa bibliográfica.

Software de Apresentação

Conceito

O software de apresentação é um programa computacional que possibilita
elaborar apresentações de trabalhos, palestras, seminários, relatórios, etc. Como
exemplos podem ser citados os programas PowerPoint (Microsoft Office 2007) e o
IMPRESS (BrOffice.org).

A importância e utilização do software de apresentação para o ensino

Os programas utilizados para apresentações de trabalhos são bastante eficientes quando o palestraste faz o uso devido deles, pois podem ser utilizados textos, imagens, fotos dentre outros recursos para ajudar no entendimento do assunto apresentado. A sua aplicação no ensino traz grandes vantagens para o educador, pois possibilita que a alterne-se mais dinâmica e atractiva, lembrando, no entanto que isto é uma ferramenta de trabalho que serve como um complemento para o discurso oral, e que o educador é o
actor principal para realizar a apresentação e não o programa.

Ao elaborar a apresentação, deve-se estar atento para que os slides não fiquem
carregados com muitos textos, pois isso provocará a leitura dos mesmos por parte do
apresentador tornando a actividade demasiadamente cansativa e desinteressante para a
plateia, assim como também deve-se ter o cuidado de não sobrecarregar a apresentação
com os vários recursos oferecidos pelo programa, pois isso pode distrair público.

Escrever em tópicos e utilizar gráficos e imagens para transmitir informações faz com que o público preste mais atenção no que o palestraste está dizendo, por esse
motivo deve-se explorar ao máximo a construção dos slides com textos curtos e a
inserção de ilustrações. O objectivo da utilização do programa é proporcionar um ambiente onde o palestraste tenha condições de repassar as informações aos ouvintes de maneira clara interessante.

PowerPoint

O PowerPoint é um programa destinado à criação e exibição de apresentações.
Através de ferramentas, você poderá criar apresentações de forma simples e rápida.
Estas apresentações poderão usar recursos de multimédia, como: som, imagem, movimento, animação, todos combinados para que você consiga uma apresentação
interactiva e eficaz.

Ambiente de trabalho

Ao entrar no PowerPoint, o usuário visualizará uma tela com algumas opções de
escolha para começar a construir a sua apresentação. Todo documento criado no PowerPoint é chamado de Apresentação. Cada item apresentará em seguida novas
opções para serem trabalhadas, mas todas, ao final, levarão para um único local: a área
de trabalho do PowerPoint, ou seja, sua janela.

A ilustração abaixo representa a janela do programa PowerPoint:

 

Barra de Título– é a primeira barra onde encontra-se um atalho para a barra de ferramentas de acesso rápido, o título do documento e os botões minimizar, maximizar fechar.

Barra de Menu– é o local onde estão menus que dão acesso às listas de comandos e funções do PowerPoint.

Barra Padrão– apresenta os botões para a cessar os comandos do PowerPoint tais como
abrir um novo documento, salvar, imprimir, copiar, colar, inserir figura, etc.

Slides criados– área onde ficam organizados os slides que já foram criados.

Área de trabalho– é o local onde será inserida a apresentação.

Barra de Status– Apresenta o número do slide, zoom, etc.

 

Formatação de texto

Alterar a fonte

1.      Seleccione o texto que deseja formatar.

2.      Na guia Início, no grupo Fonte, digite ou clique em uma fonte na caixa Fonte

Alterar o tamanho da fonte

1.      Seleccione o texto que deseja formatar.

2.      Na guia Início, no grupo Fonte, digite ou clique em um tamanho de fonte na caixa Tamanho da Fonte.

Atalho do teclado Para alterar o tamanho da fonte, pressione CTRL+SHIFT+P

Alterar a cor da fonte

1.      Seleccione o texto que deseja formatar.

2.      Na guia Início, no grupo Fonte, clique na seta ao lado de Cor da Fonte e, em seguida, seleccione a cor de fonte que deseja

Aplicar negrito ao texto

1.      Seleccione o texto que você deseja formatar.

2.       Na guia Início, no grupo Fonte, clique em Negrito

Atalho do teclado Para aplicar a formatação de negrito no texto seleccionado, pressione CTRL+B

Aplicar itálico ao texto

1.      Seleccione o texto que você deseja formatar.

2.      Na guia Início, no grupo Fonte, clique em Itálico

Atalho do teclado Para aplicar a formatação de itálico no texto seleccionado, pressione CTRL+I

Aplicar sublinhado ao texto

1.      Seleccione o texto que você deseja formatar.

2.      Na guia Início, no grupo Fonte, clique em Sublinhado.

Atalho do teclado Para aplicar a formatação de sublinhado no texto seleccionado, pressione CTRL+U

 

Inserção de Figuras

1.      Na guia Inserir, no grupo Imagem, seleccione a imagem desejada previamente salvando computador.

2.       Caso deseje adicionar um efeito a imagem, clique na imagem à qual deseja adicionar um efeito.

Para adicionar o mesmo efeito a várias imagens, clique na primeira imagem. Em
seguida, mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto clica nas outras imagens.

3.      Em Ferramentas de Imagem, na guia Formatar, no grupo Estilos de Imagem, clique em Efeitos de Imagem.

 

Inserção de Tabelas

1.      Seleccione o slide ao qual deseja adicionar uma tabela.

2.      Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela.

3.      Execute um dos seguintes procedimentos:

·         Mova o ponteiro para seleccionar o número de linhas e colunas desejado e, em seguida, clique.

·         Clique em Inserir Tabela e, em seguida, digite um número nas listas Número de colunas e Número de linhas.

4.      Para adicionar texto às células da tabela, clique em uma célula e, em seguida, digite o texto.

Depois de digitar o texto, clique fora da tabela.

 

Inserção de vídeo

1.      No modo de exibição Normal, clique no slide ao qual você deseja adicionar um filme ou arquivo de GIF animado.

2.      Na guia Inserir, no grupo Clipes de Mídia, clique na seta abaixo de Filme.

3.      Siga um destes procedimentos:

·         Clique em Filme do Arquivo, localize a pasta que contém o arquivo, e clique duas vezes no arquivo que deseja adicionar.

·         Clique em Filme do Media Gallery, role para encontrar o clipe que deseja no painel de tarefas do Clip-art, e clique sobre ele para adicioná-lo ao slide.

 

Criação de uma Apresentação

1.      Na guia Início, no grupo Slides, clique em Novo Slide.

2.      Seleccione uma miniatura de slide na galeria de layouts.

3.      Aparecerão os tipos de layouts de slides existentes. Layout nada mais é do que o modelo do slide, ou seja, a forma em que o conteúdo do slide será representado na folha.

4.      Escolha uma das opções e clique sobre ela, que automaticamente o slide ira adquirir este formato.

5.      Em seguida clique na área de texto do slide e digite o texto desejado.

6.      Repita as etapas anteriores para cada novo slide.

7.      Terminada a criação dos slides, será necessário colocar cores (design), efeitos de animação, figuras e etc.

8.      Para escolher um design (cores) para o slide, na guia Design escolha um dos modelos de design e clique sobre ele.

9.      Caso deseje outras cores pode-se escolher entre as opções existentes em Tema que se encontra abaixo, que esta terá outras cores.

10.  Quando terminar, clique no botão Microsoft Office, clique em Salvar, digite
um nome para sua apresentação e, em seguida, clique novamente em Salvar.

Conclusão

Em função do acima exposto, percebe-se que o software de apresentação é uma ferramenta que possibilita elaborar apresentações de trabalhos, palestras. E devido a globalização, esta ferramenta tem-se mostrado de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem pois possibilita que a aula torne-se mais dinâmica e atractiva.

Bibliografia

Fonte:

·         https://www.eadmoodle.ufpa.br


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